

Elas capturam insetos. A maior parte das plantas carnívoras que existem vive em locais onde faltam nutrientes no solo, por isso elas completam a alimentação com insetos.
Com suas cores e seu cheiro fortes, essas plantas atraem as presas para armadilhas que variam em cada espécie. Algumas agarram os insetos com folhas em forma de concha. Outras prendem o bichinho com substâncias adesivas.
As maiores são as Nepenthes, que chegam a mais de 10 metros de comprimento! Esta, da foto abaixo, é gigante e foi encontrada nas Filipinas em 2009:

Créditos: Recreio - Curiosidades
Algumas das plantas carnívoras têm uma arma super poderosa na caça aos insetos: o perfume do seu néctar. Quando um inseto é atraído pelo perfume e se aproxima, a danada da flor aprisiona o coitadinho com gotas de uma substância gosmenta. Argh! Outras espécies de plantas carnívoras atraem insetos pelo brilho dessas substâncias . Há ainda aquelas mais ousadas, que fecham suas pétalas com grande rapidez, engolindo os pequenos bichos como se fechassem uma bocona. As plantas carnívoras então envolvem o animal com substâncias digestivas, produzidas por uma glândula especial que só elas possuem. No processo dedigestão, elas retiram de suas vítimas os elementos de nutrição que não encontram no solo, de onde as raízes normalmente tiram o sustento dos vegetais. Os cientistas acreditam que as plantas carnívoras sejam espécies muito antigas, de até 65 milhões de anos. Hoje elas correm o risco de desaparecer. A dificuldade de capturar insetos em certos ambientes pode levá-las à extinção. |

Nenhum comentário:
Postar um comentário